Apresentação

Desde a criação do curso de graduação em Psicologia na UFAL, em 1994, tem sido fomentada a ideia de um programa de pós-graduação, considerando-se vocação institucional e a necessidade de aprofundamento da pesquisa na área com suas repercussões para o aperfeiçoamento do ensino da graduação.

Neste sentido, foi implantado o Curso de Especialização em “Psicologia e Ação Psicossocial” em 2005 (pós-graduação Lato Sensu), no qual participaram alunos egressos da graduação e parte do atual corpo de professores. Esta experiência evidenciou a demanda por formação profissional continuada e o potencial da instituição, especialmente as pesquisas em desenvolvimento e a capacitação do corpo docente, para a criação de um programa de pós-graduação Stricto Sensu. Ao mesmo tempo, foram criados Grupos de Pesquisa envolvendo professores e alunos, objetivando a produção sistemática e o incentivo a parcerias na publicação de trabalhos. A ampliação do corpo docente, através da realização de concursos públicos nos últimos anos, foi planejada no sentido de formar um grupo de professores qualificados com titulação e produção acadêmica relevantes para viabilizar a proposta de um programa de pós-graduação Stricto Sensu. Formou-se, assim, um corpo docente capaz de dar sustentação à proposta atual, apoiada nas pesquisas em desenvolvimento e na produção dos grupos existentes. O presente programa de pós-graduação é resultado do agrupamento de professores em torno deste objetivo.
MISSÃO, VISÃO, VALORES e OBJETIVOS DO PPGP
Missão

Em conformidade com a missão da Universidade Federal de Alagoas, o PPGP tem por missão produzir e socializar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, efetivando a formação acadêmica e profissional de sujeitos e cidadãos responsáveis eticamente, comprometidos com o contexto social do estado e atentos às diversas formas de promoção do desenvolvimento da região nordeste, pensando uma concepção de Psicologia de modo inclusivo e com uma clara aposta nos princípios democráticos. 

Visão

Tornar-se referência no estado, na região nordeste, com vistas a ocupar um lugar no cenário nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, eticamente implicado na realidade social e tecnológica em sua área de abrangência; ser um programa de pós-graduação inclusivo, aberto ao reconhecimento de diversidades étnico-raciais, sociais, de classe e de gênero, além de ser transparente e democrático. Em virtude dos aspectos apontados, procurar contribuir para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano da região e com isso impactar positivamente a realidade social brasileira a começar pelo estado de Alagoas e região Nordeste.

Valores

1. Respeito à dignidade, à igualdade, à liberdade de expressão e à diversidade da pessoa humana;
2. Compromisso com a universidade pública, democrática, gratuita, laica e socialmente referenciada;
3. Compromisso com a inclusão e a acessibilidade;
4. Responsabilidade ambiental;
5. Ética e transparência;
6. Rigor teórico e metodológico na produção de conhecimento em pesquisa, ensino e extensão;
7. Acolhimento e respeito à diversidade teórica em Psicologia;
8. Estímulo à multidisciplinaridade e interdisciplinaridade;
9. Responsabilidade social e democrática na produção de conhecimento;
10. Diversidade epistemológica comprometida no enfrentamento de práticas discriminatórias e segregativas.

Objetivos do PPGP

O Objetivo Geral do Programa de Pós-Graduação em Psicologia stricto sensu, vinculado ao Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é formar e capacitar pesquisadores/as e docentes do ensino superior de alto nível na área de conhecimento da Psicologia.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAL tem como Objetivos Específicos:

a. Desenvolver atividades avançadas e inovadoras de pesquisa que atendam às demandas locais, regionais e nacionais.

b. Promover a produção e divulgação do conhecimento técnico e científico.

c. Articular e potencializar as ações de ensino, pesquisa e extensão, integrando a pós-graduação e graduação, bem como aos segmentos sociais e profissionais.

d. Estabelecer intercâmbios regionais, nacionais e internacionais, contribuindo para a articulação e consolidação de grupos de pesquisas, para o incremento e divulgação da ciência brasileira e parcerias entre pesquisadores/as de diferentes culturas.