Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)

Serviço de Atendimento Psicológico

SPA Logo novo


Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)/Instituto de Psicologia do Campus A. C. Simões

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Instituto de Psicologia constitui-se como um espaço integrativo do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), voltado para a formação teórico/prática do/a estudante de Psicologia e à prestação de serviços psicológicos para a comunidade interna e externa à Universidade.

É um campo de práticas de estágio e são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes à Clínica Psicológica, ao Laboratório Alagoano de Psicometria e Avaliação Psicológica e Intervenções em Psicologia Escolar e Educacional, buscando responder às exigências para o desenvolvimento teórico, técnico, ético e político do/a psicólogo/a, congruente com as competências que o curso objetiva formar no/a aluno/a e alinhado ao compromisso social da Psicologia no Brasil.

Intervenções realizadas:

Pronto-acolhimento psicológico:

O pronto-acolhimento se trata de uma escuta psicológica pontual, visando acolhimento e avaliação da queixa, bem como orientação. Importante: esse atendimento não garante o início do acompanhamento psicológico. As demandas serão avaliadas e a depender da disponibilidade do serviço, o/a usuário/a poderá ser encaminhado/a para acompanhamento psicológico, avaliação psicológica e/ou atividades em grupo. Vale ressaltar que o SPA não realiza atendimento em situações de urgência e emergência em saúde mental*. Não é necessário agendamento e ocorre diariamente, conforme os horários abaixo:

Segundas, terças e quartas-feiras: 8h às 11h30

Quintas e sextas-feiras: 13h às 15h30

Acompanhamento psicológico: acompanhamento de caráter psicoterápico a crianças, adolescentes e adultos, quando identificada a necessidade do mesmo, mediante disponibilidade do SPA.

Avaliação psicológica: é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (KRUG; TRENTINI; BANDEIRA, 2016). É realizada pelo Laboratório Alagoano de Psicometria e Avaliação Psicológica (LAPAP/UFAL) e se destina ao público infantil (a partir de 6 anos de idade), adolescente e adulto. Dentre os construtos psicológicos avaliados, são realizadas avaliações no seguinte escopo: atenção; personalidade; processos afetivos/emocionais; inteligência; técnicas projetivas.

Grupo de Partilha Horizontes da Psicologia: grupo de discussões e reflexões coletivas voltado a estudantes de Psicologia da UFAL ou de qualquer outro curso do estado, com foco na relação entre formação e empregabilidade. Trata-se de um espaço para partilhar dúvidas, angústias, planos e expectativas para os futuros(as) psicólogos(as).

Programa Oficinas de Integração AcadêmicaProfic: visa auxiliar no processo de transição para o ensino superior. Por meio de oficinas, o projeto busca ampliar a compreensão do ser graduando e seus desafios, bem como facilitar o desenvolvimento de habilidades que auxiliem os estudantes na trajetória acadêmica. Atividade voltada para os estudantes de graduação.

PAREs - Grupo de Escuta e Acolhimento: o grupo de escuta e acolhimento em saúde mental é um espaço de acolhimento, com vistas a discussão, troca de experiência e reflexão sobre as demandas relacionadas à vivência acadêmica e estudantil. Atividade quinzenal, voltada para alunos da graduação e pós-graduação.

Grupo Partilhas – atividade voltada para profissionais de psicologia atuantes e /ou interessados na interface psicologia e educação. Objetiva contribuir para a formação e atuação da/o psicóloga/o a partir da escuta e partilha de concepções, estratégias e recursos para a prática em Psicologia Escolar e Educacional.

*Casos de urgência e emergência:

O SPA não realiza atendimentos de urgência e emergência em saúde mental (por exemplo, situações de crise psiquiátrica, tentativas de suicídio, ou seja, casos que necessitam de cuidados agudos e/ou apresentam risco potencial à vida).Para maiores informações, clique aqui.

Equipe SPA

Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Charles Elias Lang

Coordenação Técnica: Dr. Everton Fabrício Calado – Psicólogo 15/2780

Psicólogos/as - Técnicos/as:

Dr. Everton Fabrício Calado - Psicólogo 15/2780

Me. Kyssia Marcelle Calheiros Santos – Psicóloga 15/3145

Me. Lucélia Maria Lima da Silva Gomes – Psicóloga 15/4217

Supervisores/as de área – Docentes:

Profa. Dra. Angelina Nunes de Vasconcelos

Prof. Dr. Charles Elias Lang

Prof. Dr. Cleyton Sidney de Andrade

Profa. Dra. Heliane de Almeida Lins Leitão

Prof. Dr. Leogildo Alves Freires

 

Atendimento

Segunda a Sexta, de 07h às 16h.

Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins CEP:57072-900, Maceió – AL.

 

Contato

Telefone: (82) 3214-1344

Instagram: @servicodepsicologia.ufal

E-mail:spapsi@ip.ufal.br