Docentes

Linha 1: Subjetividades, Políticas e Processos Psicossociais 

Docentes/Emails Objetivo/Tema de Pesquisa

Profa. Dra. Adélia Augusta Souto de Oliveira

adeliasouto@ip.ufal.br

Desenvolver estudos sobre produção de conceitos psicológicos e/ou iconografias na pesquisa psicológica. Realizar investigações sobre a vivência da infância e da juventude em contextos comunitários. Desenvolver estratégias de uso de imagens como método de investigação/intervenção psicológica.

Profa. Dra. Angelina Nunes de Vasconcelos

angelina.vasconcelos@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas em processos psicossociais e políticas públicas em educação a partir de diferentes abordagens metodológicas, especialmente em temas relacionados à equidade educacional; desenvolvimento e aprendizagem, tais como: equidade, equidade educacional, interseccionalidade de fatores como questões étnicoraciais, classe social, gênero, nível socioeconômico, inclusão e outros; linguagem e desenvolvimento; aprendizagem e aquisição da linguagem; psicologia escolar e educacional; argumentação e contextos educacionais; políticas públicas em educação; dentre outros.

Prof. Dr. Antônio César de Holanda Santos

antonio.santos@palmeira.ufal.br

Estudos sobre juventudes, infância, população LGBTQIA+, questões étnico-raciais, gênero, sexualidade e classe. Atuação e parâmetros em psicologia escolar e educacional e psicologia social. Contextos educativos e comunitários: escola, semiárido, comunidades rurais, organizações não-governamentais, movimentos sociais, coletivos, comunidades tradicionais, ensino superior, formação em psicologia, permanência estudantil, formação de educadoras/es, educação do/no campo, políticas educacionais.

Prof. Dr. Frederico Alves Costa

frederico.costa@ip.ufal.br

Desenvolver estudos empíricos e teóricos nos campos da psicologia social, da psicologia política e da história social da psicologia, focalizando:

a) a articulação entre a constituição dos sujeitos coletivos e as disputas pela organização da ordem social;

b) experiências políticas e as possibilidades e obstáculos para a expansão da democracia;

c) análises teóricas sobreteorias democráticas;

d) investigações sobre a história da psicologia social e da psicologia política.

Temas de interesse: democracia, autoritarismo, relações de dominação, movimentos sociais, ações coletivas, políticas públicas, subjetivação política, participação política, estratégia política, populismo, história da psicologia política e da psicologia social.


Mais informações: https://nppufal. home.blog/

Prof. Dr. Lassana Danfá

lassana.danfa@ip.ufal.br

Desenvolver estudos sobre subjetividade negra e dimensão valorativa da negritude, alicerçada no pensamento de Frantz Fanon, Filosofia africana e pensamento panafricano. Estudar as relações intergrupais, identidade social, preconceito, discriminação social, racismo e história da Psicologia. Adoção de estratégias plurimetodológicas e níveis de análise intraindividual, interindividual, posicional e societal, propostos por Doise, para estudar fenômenos sociais supracitados. Desenvolver estudos sobre racismo na história da Psicologia. Desenvolver estudos sobre Psicanálise, racialidade e justiça social.

Prof. Dr. Lázaro Batista da Fonseca

lazaro.batista@palmeira.ufal.br

Desenvolver estudos em psicologia social que se voltem à compreensão e problematização do contemporâneo e das formas de subjetivação dele oriundos ou resultantes, circunscritos à discussão sobre: memória, narração e experiência, biopolíticas, precariedade, políticas das imagens, políticas públicas, limiares e fronteiras do espaço urbano.

Prof. Dr. Leogildo Alves Freires

leogildo.freires@ip.ufal.br

http://lattes.cnpq.br/3579221899361775

Desenvolver pesquisas concentradas, basicamente, nas áreas de Avaliação Psicológica, Psicometria, Análises Estatísticas de Dados e Educação, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de instrumentos de medidas psicossociais, assim como no design e experimentação de tecnologias educacionais inteligentes para promover aprendizagem equitativa, combate à evasão e bem-estar das populações.

Prof. Dr. Marcos Ribeiro Mesquita 

marcos.mesquita@ip.ufal.br

Desenvolve estudos na área de Psicologia Social com o interesse nos seguintes temas: juventudes, participação política, relações étnico-raciais, relações de gênero e sexualidade. 

Profa. Dra.Paula Orchiucci Miura

paula.miura@ip.ufal.br

Desenvolver estudos teórico e/ou teórico-prático nos seguintes temas: Crianças, adolescentes e famílias em situações de vulnerabilidade e/ou violência; Instituição de acolhimento; Adoção. Autor de interesse: Winnicott

Profa. Dra. Sheyla Christine Santos Fernandes

sheyla.fernandes@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas com temas relacionados às relações interpessoais e intergrupais, focalizando os temas preconceito, discriminação, comportamentos pró e anti-sociais e sua interação com alguns indicadores psicossociais, tais como identidade social e julgamento moral. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados para o estudo das variáveis citadas são mistos, o que pressupõe uma base teórica psicossociológica de metodologia quanti e qualitativa.

Profa. Dra. Simone Maria Hüning

simone.huning@ip.ufal.br

Desenvolver estudos que propõe análises de biopolíticas e necropolíticas contemporâneas em territórios urbanos e sua relação com a produção de subjetividades; produção de desigualdades territoriais, de zonas de exclusão e perigo, de violências e do medo como dispositivo biopolítico e necropolítico; criminalização de grupos sociais; práticas de resistência de movimentos sociais, políticas de produção de conhecimento na interface com as territorialidades.

 

Linha 2: Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas 

Docentes/Emails              Objetivo/Tema de Pesquisa

Prof. Dr. Charles Elias Lang

charles.lang@ip.ufal.br

Desenvolver um instrumental que permita pensar uma clínica face à lógica da inovação-destruidora nas sociedades pós-68, em uma metodologia de trabalho que aproxima caso clínico e produções culturais contemporâneas. Analisa a ética da desconstrução (ou ética da autenticidade) à luz das grandes visões morais da Filosofia Ocidental. Busca aproximações entre a Filosofia e a Psicanálise naquilo que ambas se opõem ao "triunfo da religião" (Lacan) e o que se tem produzido como uma ética pós-metafísica, transhumanista e pós-humanista. Temas: Psicanálise, Filosofia, Literatura, Transhumanismo. Autores: Freud, Lacan, Winnicott, Luc Ferry, Michael Onfray.

Prof. Dr. Cleyton Sidney de Andrade

cleyton.andrade@ip.ufal.br

Psicanálise, Clínica e Estudos Interculturais - Desenvolver pesquisas em Psicanálise, especificamente em Freud e Lacan, nos temas referentes à clínica psicanalítica e aos estudos interculturais - como por exemplo: literatura, filosofia, epistemologia e pensamento chinês, japonês, indiano, africano, ameríndio; zen-budismo; escrita chinesa; Escola de Kyoto.

Prof. Dr. Jefferson de Souza Bernardes

jefferson.bernardes@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas na área de Psicologia e Saúde, abordando temáticas como educação permanente em saúde, humanização, clínica ampliada, saúde mental, rede de atenção psicossocial, trabalho em equipe, políticas públicas em saúde, formação e atuação profissional em Psicologia e articulações com áreas afins do campo da saúde.

Prof. Dr. Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho

jorge.coelho@famed.ufal.br

Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área da Psicometria: Construção e adaptação de instrumentos psicométricos com base na Teoria Clássica dos Testes e na Teoria de Resposta ao Item; técnicas de processamento estatístico, matemático e computacional em psicologia; e, metanálise psicométrica.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Teixeira Ribeiro

maria.ribeiro@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas sobre as práticas psicológicas, que problematizem o fazer da Psicologia numa perspectiva ética e política. Aborda temáticas no âmbito das políticas públicas de saúde, assistência social, meio ambiente, desastres e outras.

Profa. Dra. Nadja Maria Vieira da Silva

nadja.silva@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas sobre os fundamentos teóricos-metodológicos de abordagens sócio-históricas acerca do funcionamento psicológico humano em diferentes campos temáticos: desenvolvimento da comunicação no começo da vida; aquisição de linguagem; dinâmicas do self; linguagem e interação com pessoas com necessidades especiais; processos cognitivos; metodologias de investigação do funcionamento psicológico humano; processos educacionais.

Prof. Dr. Rodrigo Barros Gewehr

rodrigo.gewehr@ip.ufal.br

O trabalho proposto irá se desenvolver em dois eixos principais, ambos orientados pela
investigação do inconsciente, no campo da psicologia profunda e das áreas de saber que
se utilizam deste conceito. O primeiro eixo, histórico, visa a empreender percursos
epistemológicos sobre o conceito de inconsciente, desde seus primórdios no pensamento
moderno, sua implantação no panorama filosófico, médico e psicológico, bem como seu
espraiamento no tecido social da contemporaneidade. O segundo eixo, transversal,
busca pensar o inconsciente em seus efeitos nos agenciamentos culturais, através de
perspectivas específicas da psicologia, notadamente a partir de Sigmund Freud e Carl
Gustav Jung. Este eixo incentivará pesquisas que incidam sobre questões psicossociais
prementes, abordando-as em suas intensidades estética, ética e epistemológica.
* Áreas de interesse: arte; filosofia; história da medicina; história da psicologia,
teologia.

Prof. Dr. Saulo Luders Fernandes 

saupsico@gmail.com

Sobre psicologia social e políticas públicas de saúde voltadas para os variados contextos rurais presentes no território brasileiro, tendo como interesse os seguintes temas: práticas cotidianas de saúde, saberes populares, atenção básica, saúde mental, rede de atenção psicossocial, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, assentamentos e comunidades rurais, relações étnico-raciais no campo e territorialidade.

Profa. Dra. Susane Vasconcelos Zanotti

susane.zanotti@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas que abordam o corpo na perspectiva do inconsciente (Freud e Lacan). Privilegia temas concernentes ao mal-estar na atualidade e as relações entre sintoma, corpo e gozo: a centralidade do corpo na cultura e suas incidências na clínica psicanalítica; a virtualidade; a solidão globalizada; o adolescente contemporâneo; corpo e linguagem; a querela dos diagnósticos; a atualidade do lugar da Psicanálise na medicina.

Profa. Dra. Telma Low Silva Junqueira

telma.low@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas na área de Psicologia Social e Psicologia e Saúde, a partir do referencial teórico-metodológico dos estudos feministas de gênero, abordando temas como: maternidades, maternagens, humanização da assistência a pessoas gestantes, parturientes, puérperas e em situação de abortamento, paternidades, violência de gênero, violência obstétrica, racismo obstétrico, saúde mental e gênero, políticas públicas de saúde, formação e práxis em psicologia e em saúde e articulação com áreas afins.

 

Linha 3: Processos Cognitivos e Medidas Psicológicas - Em virtude da reestruturação do PPGP, essa Linha foi desativada em agosto de 2017.

        Docentes/Emails   Objetivo/Tema de Pesquisa

Profª Nadja Maria Vieira da Silva

nadja.silva@ip.ufal.br

Desenvolver pesquisas sobre os fundamentos teóricos-metodológicos de abordagens sóciohistóricas acerca do funcionamento psicológico humano em diferentes campos temáticos: desenvolvimento da comunicação no começo da vida; aquisição de linguagem; dinâmicas do self; linguagem e interação com pessoas com necessidades especiais; processos cognitivos; metodologias de investigação do funcionamento psicológico humano; processos educacionais

Profª Sheyla Christine Santos Fernandes 

sheylacsfernandes@msn.com

Desenvolver pesquisas com temas relacionados às relações interpessoais e intergrupais na infância e na vida adulta, focalizando os temas preconceito, discriminação, comportamentos pró e anti-sociais e sua interação com alguns indicadores psicossociais, tais como identidade social, julgamento moral e empatia. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados para o estudo das variáveis citadas são mistos, o que pressupõe uma base teórica psicossociológica de metodologia quanti e qualitativa.