Coletivos de Psicologia realizam evento sobre Racismo e inclusão


- Atualizado em

A partir do dia 26 de fevereiro, seguindo até o próximo dia 1º de março, acontece mais uma edição do Diásporas na Formação, um evento que pretende discutir o fim do pensamento colonial e a construção de um ambiente inclusivo e consciente. O evento terá vários momentos e cursos e ocorrerá na Reitoria, no bloco 18 e no Instituto de Psicologia.

Além de docentes, estudantes e técnicos do IP, toda a comunidade é convidada a participar. O Diásporas deste ano tem como tema central "Falando no centro, descolonizando o conhecimento: Epistemologias negras e indígenas em foco". A programação contará com oficinas, mesas e minicursos. As mesas irão ocorrer no auditório da Reitoria e as oficinas/minicursos no bloco 18.

Evento terá curso voltado aos técnicos e docentes

Destaca-se na vasta programação ofertada o mini-curso "Enegrecendo as disciplinas e fortalecendo o acolhimento de minorias na universidade" que será voltado a docentes e técnicos de toda a Ufal. "Este momento tem o propósito de lançar foco sobre a importância de agregar a literatura negra aos currículos acadêmicos, além de discutir estratégias que possibilitem às pessoas que acessam o espaço acadêmico uma plena interação com a universidade, dando destaque às minorias étnico-raciais e de gênero", afirmam os coletivos. 

O evento vai discutir questões étnico-raciais dentro e fora da universidade com visão plural, política e cultural. Organizado anualmente pelo Centro Acadêmico de Psicologia, PET Psicologia, Coletivo Pretes Psi e Centro Acadêmico Rosa Luxemburgo, o Diásporas na Formação surgiu a partir da Carta Compromisso do IP, com a ideia de construir a luta antirracista dentro da universidade trazendo temáticas acerca do assuntos para serem debatidos.

Convidamos a todos e todas a participarem!

As inscrições podem ser realizadas em https://www.even3.com.br/diasporas-na-formacao-falando-no-centro-descolonizando-o-conhecimento/ 

Instagram do evento: @diasporasnf