Trabalho e empregabilidade dos(as) psicólogos(as) em Alagoas será tema de evento no SPA

Em sua 5ª edição, o projeto “Trilhas em Rede”terá a presença dos profissionais Laura Maravilha e Leandro Matos

27/07/2021 10h10

O Brasil tem hoje 15 milhões de desempregados e se engana quem pensaser essa massaformada apenas por pessoas sem escolaridade. Muitos estudantes universitários, inclusive da Psicologia, têm relatado sentir ansiedade e insegurança medianteas preocupações relativas quanto ao futuro na profissão.Todavia, um dado que chama a atenção: na UFAL, entre os aprovadosdo Enem 2020, o curso de Psicologia apareceu como o segundo mais concorrido, atrás apenas da graduação em Medicina. Com o aumento da demanda por saúde mental em todo o País e a inserção dos(as) psicólogos(as) em contextos cada vez mais ampliados, não estaria a área em franca expansão?

Na verdade, também não faltam elementos que sugerem um cenário pouco favorável aos(às) futuros(as) psicólogos(as) com relação a trabalho e emprego. O prolongamento da pandemia, a crise social e econômica sem fim do Brasil,a onda negacionista contra a ciência e a explosãode toda a sorte de “terapeutas” na era digital são alguns deles. Pesa ainda o fato de estarmos em um estado de muitas potencialidades e poucas oportunidades, haja vista o próprio empobrecimento da população. Diante desse contexto, qual o papel da formação e qual deve ser a atitude dos(as) estudantesque hoje se preparam para em breve estarem à disposição da sociedade como profissionais? Como pensar nessas questões de “mercado” para além da lógica individualista do capital, mas ao mesmo tempo reconhecendo como legítimo o direito a um trabalho digno, com remuneração justa e alguma estabilidade?

São essas questões que serão refletidas na próxima sexta (30) a partir das 9 horas pelo Google Meetno Trilhas em Rede da Psicologia, que terá como tema: “Da formação à atuação: trabalho e empregabilidade da Psicologia em Alagoas”. A convite da supervisão local do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), os psicólogos Leandro MatosSouto da Rocha (CRP 15/3090) e Laura Maria Monteiro Maravilha (CRP 15/2727) compartilharão suas vivências e observações acerca do mundo do trabalho na Psicologia em Alagoas. Professor e Mestre em Recursos Humanos, Leandro Matos é Presidente do Comitê de Ética do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) e consultor com larga experiência em Psicologia Organizacional. Laura Maravilha é Mestre em Psicologia e tem uma rica experiência no campo das políticas públicas no estado, além de atuar na clínica como gestalt terapeuta.

De acordo com Everton Calado, “O SPA, enquanto espaço de formação, tem buscado dar ressonância às inquietações daqueles que estamos formando e que, dialeticamente, formam esse curso e nos formam também”. Essa tem sido a tônica da atividade extensionista Trilhas em Rede da Psicologia, a qual terá agora sua quinta edição.“Seguir as trilhas de quem conhece os meandros da profissão conecta os estudantes psi com um futuro a ser reinventado, pessoal e coletivamente”, conclui o supervisor.

Para essa edição, o “Trilhas em Rede” apresenta uma novidade: os alunos poderão fazer suas perguntas antecipadamente por meio deste formulário. As mesmas serão compiladas para serem feitas aos profissionais durante o encontro.Para participar do evento, aberto a todos(as) alunos(as) do curso, basta acessar o link:meet.google.com/wsg-uggk-hre