Professora do IP participa de programa de mobilidade na França

Angelina Vasconcelos foi selecionada em edital da Université Paul Valéry, Montpellier 3

25/03/2022 16h19
Professora Angelina Vasconcelos do Instituto de Psicologia Ufal - Campus A C Simões

(Publicado originalmente por Lenilda Luna - jornalista em 25/03/2022  https://ufal.br/servidor/noticias/2022/3/professora-do-instituto-de-psicologia-participa-de-programa-de-mobilidade-na-franca)

A professora Angelina Nunes de Vasconcelos, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está na França, desde o último 20 de março, participando de um programa de mobilidade universitária para professores, oferecido pela Université Paul Valéry, Montpellier 3.

O programa Professeurs en mobilité universitaire 2022 foi criado pela própria universidade para promover colaborações em docência e pesquisa, com professores universitários de outros países. “Fico até 3 de abril e, nesse período, vou participar de orientações de alunos de mestrado e doutorado”, informou Angelina.

Angelina já esteve na Universidade francesa no período de 2015 a 2016 quando realizou o doutorado sanduíche. “Tenho parceria com a professora Christelle Dodane, do Departamento de Ciências da Linguagem do Laboratório Praxiling. Ela foi minha coorientadora durante meu período de doutorado sanduíche”, ressaltou a docente.

No doutorado, financiado pelo CNPq, as professoras Angelina e Christelle realizaram vários trabalhos de pesquisa e publicações conjuntas, como o artigo Hésitations et faux-départs dans le langage adulte et enfantin: Le rôle de la prosodie, sobre a interação entre fluência e disfluência como um fenômeno cognitivo de múltiplas facetas.

O Praxiing é um laboratório de pesquisa em ciências da linguagem da Universidade Paul Valéry Montpellier 3, que tem pesquisas na linha de atuação da professora Angelina sobre desenvolvimento infantil e aquisição da linguagem. “Neste período de mobilidade, além das orientações aos estudantes, vou participar de vários projetos de pesquisa conjunta, um deles sobre multimodalidade e aquisição da negação em crianças brasileiras e francesas”, informou a professora.

Sobre a universidade francesa

A Université Paul Valéry abriga a Faculdade de Letras e Ciências Humanas e Sociais, e recebeu o nome de Paul Valéry em homenagem ao grande escritor, filósofo e poeta nascido em Sète. O campus fica a 20 minutos do centro da cidade [MontpellierBéziersFrance] e tem um ambiente bem arborizado que recebe estudantes de várias partes do mundo.

A Universidade de Montpellier é a terceira universidade criada na França, depois das de Paris e Toulouse. Fundada em 26 de outubro de 1289 por uma bula do Papa Nicolau IV reunia então as Escolas de Medicina, Artes e Direito. Em 1970, essas antigas faculdades foram reorganizadas em três universidades separadas, incluindo Paul-Valéry, Montpellier 3.