Plano de Desenvolvimento - 2013/2017
PDU do Instituto de Psicologia proposta aprovada em 03.07.2013
PDU_Instituto de Psicologia 03.07.2013.pdf
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1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE
2013-2017
Maceió, Alagoas
2013
2
CONSELHO DO INSTITUTO
Profa. Dra. Adélia Augusta Souto de Oliveira
Direção Pró-tempore do Instituto de Psicologia.
Prof. Dr. Rodrigo Barros Gewehr
Vice-Direção Pró-tempore do Instituto de Psicologia.
Prof. Dr. Jorge Artur Peçanha Coelho de Miranda/Prof. Dr. Charles Elias Lang
Coordenação e Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Psicologia.
Profa. Dra. Sheyla Cristine Santos Fernandes/ Prof. Dr. Raner Miguel Ferreira Póvoa
Coordenação e Vice-coordenação do Curso de Graduação em Psicologia
Prof. Dr. Marcos Ribeiro Mesquita/ Profa. Dra. Susane Vasconcelos Zanotti
Coordenação e Vice-coordenação de Pesquisa
Profa. Dra. Nadja Maria Vieira/Profa Esp. Mariana Costa Falcão Tavares
Coordenação e Vice-coordenação de Extensão
Prof. Dr. Jefferson de Souza Bernardes/ Profa. Dra. Maria Auxiliadora Teixeira Ribeiro
Coordenação e Vice-coordenação dos PETs
Profa. Dra. Simone Maria Hüning
Coordenação de Monitoria
Prof. Dr. Charles Elias Lang
Coordenação de Serviço de Psicologia Aplicada
Prf. Ms. Cristóvão Félix Garcia da Silva
Coordenação de Estágio
Profa. Dra. Heliane de Almeida Lins Leitão/Prof. Dr. Henrique Jorge Simões Bezerra
Representação Docente
Roseane Maria Lins e Silva, Marcio Manuel Machado Nunes, Edna Gomes e Ewandro Junior
Representação Técnicos
Alessandra Cansanção, Juliano de Almeida Bastos, Pablo Cristiano Rodrigues da Silva e Jadson
Araújo de Souza
Representação Discentes Graduação e Pós-Graduação
3
Sumário
1. Apresentação do Instituto
4
2. Missão
4
3. Visão
4
4. Curso
4.1. Identificação do Curso de Graduação
4.1.1.Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia
4.1.2.Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado
4.1.3.Serviço de Psicologia Aplicada
4.1.4.Trabalho de Conclusão de Curso
4.1.5.Atividades Complementares
4.1.6.Sistema de Avaliação
4
4
5
6
7
7
8
8
5. Programas
10
5.1. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
10
5.1.1. Identificação do Programa
10
5.1.2. Projeto Político Pedagógico do Curso de Mestrado em Psicologia
5.2. Programa Integrado de Cursos e de Extensão Universitária
5.3. Programa de Educação Tutorial - Psicologia
10
12
12
6. Docentes e Técnicos
13
6.1. Perfil docente e Técnico Administrativo
13
6.2. Participação docente em Outros Programas Institucionais
13
6.2.1.Residência Multiprofissional HUPAA
13
6.2.2. Programa de Iniciação Científica/PROPEP/FAPEAL/UFAL 13
6.2.3. Programa de Monitoria/PROGRAD
13
6.2.4. Programa de Educação Tutorial/UFAL/SMSM/SESAU/MEC/PROEX
6.2.5. Grupos de Pesquisa/CNPq
14
6.3. Avaliação de desempenho docente e discente
7. Laboratórios
8. Metas, Ações e Cronograma
Apêndices
1. Projetos de 5 Laboratórios
14
14
19
14
14
4
1. Apresentação do Instituto
A criação do Instituto de Psicologia (resolução no. 32/2013 - CONSUNI UFAL 06 de maio de 2013)
evidencia o crescimento do Curso de Psicologia e exige a elaboração de um Plano de
Desenvolvimento da Unidade, ao tempo em que reflete acerca dos objetivos e metas apresentados
no Plano de Desenvolvimento elaborado conjuntamente com o Instituto de Ciências Humanas,
Comunicação e Artes. A estrutura física e de funcionamento está alocada no ICHCA. O prédio do
Instituto de Psicologia se encontra em construção (contrato da UFAL/SINFRA – Empresa SHS no.
42/2010).
A presente proposta se organiza nos seguintes itens: declaração da missão, visão de
futuro, caracterização do Instituto, relato de aspectos históricos, delineamento da proposta
pedagógica de seus cursos e programas, apresentação de metas e cronograma de
execução, tendo como objetivos para o período de 2013-2017:
Fortalecer o curso de Pós-graduação stricto sensu (mestrado em psicologia);
;
Manter a articulação entre graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão;
Promover a melhoria dos padrões sociais e ambientais a partir do desenvolvimento
científico;
;
Ampliar infra-estrutura
;
Ampliar e qualificar corpo docente e técnico-administrativo;
Acompanhar o projeto político-pedagógico do curso de psicologia;
Melhorar os índices de avaliação do curso de psicologia no SINAES, em especial no
ENADE e nos itens que tratam da existência de laboratórios e espaço físico;
.
2. Missão
2.1. Promover o desenvolvimento dos conhecimentos psicológicos por meio do ensino, da
pesquisa e da extensão;
2.2. Formar pelo ensino em nível de graduação e pós-graduação pessoas capacitadas ao
exercício da investigação científica e atuação profissional;
2.3. Ofertar à sociedade serviços de extensão, indissociados às atividades de ensino e
pesquisa.
3. Visão
Tornar-se referência regional nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, provendo
suporte para as demandas da sociedade alagoana. Comprometendo-se com o avanço do
conhecimento científico e cultural e com a melhoria da qualidade de vida.
4. Curso.
4.1 - Identificação do Curso de Graduação
Criação do Curso de Psicologia - Resolução 50/93 CEP 9 de agosto de 1993.
Nome do Curso: Psicologia
Título ofertado: Psicólogo
5
Portaria de Reconhecimento: O Curso foi reconhecido em 22/03/2000 pela Portaria Nº. 385 em
conformidade com o Parecer Nº. 229/2000 da Câmara de Educação Superior do Conselho
Nacional de Educação. O seu reconhecimento foi renovado em 07 de junho de 2002 através da
Portaria Nº. 1682 conforme os Pareceres Nº. 1313/2001 e Nº. 158/2002 publicados no Diário
Oficial da União de 10 de junho de 2002.
Turno: Matutino
Carga Horária: 4.000 horas
Duração: Tempo mínimo: 5 (cinco) anos; Tempo máximo: 8 (oito) anos.
Nº. de vagas: 40 vagas anuais. Em 2006, com a proposta de adesão ao REUNI ampliaram-se para
duas entradas de 40 vagas – regime semestral.
Câmara Acadêmica: Rodrigo Barros Gewehr, Jefferson de Souza Bernardes e Henrique Jorge
Simões Bezerra.
Núcleo Docente Estruturante: Sheyla Cristine dos Santos Fernandes, Raner Miguel Ferreira Póvoa,
Jefferson de Souza Bernardes, Henrique Jorge Simões Bezerra e Cristóvão Félix Garcia da Silva.
4.1.1. Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia:
O curso de psicologia pretende formar profissionais comprometidos com a educação
integral e a formação do cidadão, com a promoção da saúde nos diversos níveis de atuação,
capaz de compreender e intervir na estrutura e funcionamento da sociedade, com abordagem
pluridisciplinar e visão histórica, ética e política, bem como profissional atento à constituição e
estruturação do sujeito psíquico, seus padecimentos e meios de conquista da saúde. Profissional
orientado à pesquisa e à articulação entre teoria e prática, comprometido com a investigação
científica crítica e com a produção de conhecimento, capaz de questionar e promover
transformações sociais, bem como o desenvolvimento de sua própria área de saber. Focalizam-se
duas ênfases no Curso: Psicologia e Saúde e Psicologia e Processos Socioculturais.
Podem atuar em organizações governamentais e não-governamentais; centros
comunitários, movimentos sociais, empresas e indústrias; instituições educacionais, de saúde e de
pesquisas.
Recente reestruturação teve como meta: adequação dos conteúdos das disciplinas;
distribuição equitativa das disciplinas nos diferentes núcleos de formação; atendimento efetivo às
demandas de investigação e intervenção sociais; articulação vertical e horizontal entre os
conteúdos das disciplinas; articulação teoria e prática; integração ensino-pesquisa-extensão;
flexibilidade curricular. Esta adequação atende as três avaliações internas do curso ocorridas após
sua implantação, as quais fomentaram várias reflexões que indicam: insatisfação docente e
discente em relação à atualização dos conteúdos programáticos das disciplinas; a necessidade de
um maior número de atividades práticas envolvendo estágios, pesquisa e extensão; a necessidade
de redução nas cargas horárias de algumas disciplinas; entre outras.
Atendimento aos princípios comuns de formação da graduação da UFAL-PROGRAD
presentes nas Diretrizes para a Política da Graduação na UFAL para a adequação dos currículos
dos cursos: articulação entre teoria e prática; flexibilização curricular; interdisciplinaridade;
articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
O curso de Psicologia da UFAL oferece duas ênfases e os alunos terão a oportunidade de
optar por uma delas, integralizando sua formação de acordo com o perfil desejado. As ênfases são
as seguintes:
Ênfase 1: Psicologia e Saúde
Tem como objetivos: Problematizar o conceito de Saúde. Conhecer e diagnosticar necessidades
de intervenção em diversos contextos onde ocorrem ações de saúde, em seus diferentes níveis –
primário, secundário e terciário. Desenvolver a capacidade de planejar, executar e avaliar
intervenções, apoiadas, de forma crítica e auto-crítica, em teorias e técnicas psicológicas,
buscando a superação de problemas e dificuldades que comprometem a saúde. Promover a saúde
e a qualidade de vida em diferentes contextos nos quais tais ações possam beneficiar indivíduos,
grupos, organizações e comunidades.
São competências específicas :
Refletir e analisar, de forma crítica, os diversos conceitos de Saúde.
6
Analisar diferentes contextos voltados para a prestação de serviços em Saúde como requisito para
planejar intervenções que equacionem os problemas detectados.
Trabalhar em equipes multiprofissionais, implementando políticas públicas voltadas para a
consolidação de novos modelos de atendimento em saúde.
Realizar acompanhamento psicológico, aplicar técnicas grupais e implementar programas de
saúde a fim de superar os problemas e dificuldades que comprometem a saúde.
Atuar no campo da saúde implementando os procedimentos terapêuticos, o atendimento, o
acompanhamento e a orientação a crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Problematizar as relações entre teoria e prática.
Refletir e analisar de maneira crítica as implicações éticas e políticas das diversas ações no campo
da saúde.
Ênfase 2: Psicologia e Processos Socioculturais
Objetiva: Problematizar o conceito de Social e Cultural. Analisar criticamente contextos sócioculturais de diferentes naturezas, diagnosticando necessidades de intervenção como base para o
planejamento, execução e avaliação de ações e procedimentos que, apoiados em teorias e
técnicas psicossociais e de campos afins, sejam capazes de compreender problemas que afetam o
quotidiano e geram consequências para os indivíduos e grupos, buscando contribuir para o
aprimoramento contínuo dos processos socioculturais. Questionar e desenvolver reflexões acerca
das diversas relações entre teorias e práticas, buscando compreender proximidades e
distanciamentos com as realidades encontradas nos contextos específicos de atuação; bem como
promover e problematizar o diálogo com áreas diversas.
São competências específicas:
Refletir e analisar de forma crítica os diferentes conceitos de Social e Cultural.
Atuar de forma integrada em equipes multiprofissionais em diferentes contextos socioculturais.
Elaborar, implementar e acompanhar políticas públicas, visando melhorar a inter-relação pessoa e
contexto sociocultural.
Analisar, diagnosticar e intervir nos diferentes contextos socioculturais responsáveis por
dificuldades de atendimento a pessoas e grupos em situações de risco.
Avaliar, a partir da atuação em contextos socioculturais, processos de intervenção psicológica.
Analisar de maneira crítica as implicações teóricas, ontológicas, epistemológicas, éticas e políticas
das diferentes abordagens psicológicas.
4.1.2. Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado
O Curso de Psicologia oferece Estágios Básicos e Específicos. As atividades desenvolvidas
estarão sob a orientação dos professores diretamente ligados à situação de prática envolvida junto
aos projetos de extensão, pesquisa e Serviço de Psicologia Aplicada. Importante a articulação
com as demais disciplinas e atividades ofertadas de modo concomitante.
Os Estágios Específicos estarão diretamente articulados às Ênfases Curriculares propostas para o
(“
S ú ” “
Só ”).
Desta forma, pretende-se desenvolver as seguintes competências, habilidades, atitudes e
conhecimentos, dentre outros:
•
Atuar junto às comunidades elaborando diagnóstico, estratégias de intervenção eficazes a
partir da demanda dos moradores com uma postura consciente e responsável quanto à utilização
de métodos e técnicas científicas, à avaliação e à produção de conhecimentos da Psicologia;
•
Vivenciar a experiência profissional em psicologia de forma efetiva;
•
Ser capaz de elaborar relatórios pormenorizados de observação, relatos, narrativas e
utilização da filmografia e da fotografia como técnica de coleta e análise de dados de campo de
estágio;
•
Desenvolver análise crítica e avaliar as atividades desenvolvidas, tais como: visita
domiciliar, reuniões das associações comunitárias, organizações não-governamentais, e outras;
7
•
Dispor de conhecimento sobre as práticas de grupos, principais sintomatologias,
diferenciar quadros clínicos, experienciar a prática em saúde mental e ter domínio das técnicas
diagnósticas;
•
Experienciar as políticas públicas de caráter psicossociais;
•
Aprender a registrar as atividades;
•
Produzir e contextualizar os processos de avaliação psicológicos, utilizando-os de forma
responsável;
•
Trabalhar para a promoção de saúde e cidadania das populações atendidas;
•
Atuar preventivamente nos contextos e práticas educacionais relacionados às várias
deficiências físicas e mentais e aos problemas de aprendizagem, visando impedir a rotulação,
culpabilização e marginalização dos educandos e a perpetuação do fracasso escolar;
•
Atentar aos vários fatores sócio-psíquico-ambientais envolvidos em determinado contexto,
orientando sua atuação às possibilidades de transformação de tais processos;
•
Atuar em diversos contextos de instituições de saúde (ambulatórios, unidades de saúde,
clínicas e hospitais) reconhecendo a psicologia como saber de atuação nos níveis de tratamento,
prevenção, promoção da saúde;
•
Ser capaz de realizar diagnóstico e planejar estratégias de intervenção eficazes em
resposta às demandas existentes em instituições, estando apto a desenvolver suas ações em
equipes interdisciplinares;
•
Orientar-se para uma psicologia inserida e comprometida com as questões socioculturais.
Neste sentido, o processo de formação deve enfatizar a clínica como um campo de intervenção
psicossocial e como instrumento de inclusão social, favorecendo o desenvolvimento de uma
postura profissional crítica e comprometida com a ética e a promoção do bem-estar do indivíduo e
da sociedade;
•
Ser capaz, ao final do estágio, de demonstrar capacidade reflexiva e de alcance não só
teórico, mas de análise crítica da atuação do psicólogo.
4.1.3. Serviço de Psicologia Aplicada
O Serviço de Psicologia da UFAL caracteriza-se por ser um serviço de atenção a pessoas, grupos,
comunidades, organizações e instituições com atuação interdisciplinar. Nesse sentido, busca
parcerias a fim de promover a construção de uma rede de atenção, articulada com os demais
cursos da Universidade. O Serviço de Psicologia Aplicada permite a articulação das ações de
extensão, de pesquisa e de ensino do curso de Psicologia. As suas atividades estão voltadas para
o atendimento da comunidade e encontram-se orientadas para a formação global do graduando,
de forma interdisciplinar. Dessa forma, atende a todas as áreas da psicologia, embora sempre
orientadas pelas Ênfases Curriculares do Curso.
É um espaço institucional que se constitui em uma rede de serviços: a Clínica Psicológica,
as Unidades de Saúde, Comunidades, Instituições, Empresas, Hospitais, Escolas, Presídios,
Fórum etc.
Administrativamente subordina-se ao Colegiado do Curso. As definições e
operacionalizações das atividades estão estabelecidas nas Normas Complementares aprovadas
pelo Colegiado de Curso.
4.1.4. Trabalho de Conclusão de Curso
É uma atividade obrigatória, de caráter acadêmico/científico, a ser realizada pelo aluno, para que
possa efetivar a integralização curricular do curso. Visa alcançar os seguintes objetivos:
- estimular a iniciação à pesquisa, facilitando o avanço do conhecimento nas diferentes áreas da
Psicologia;
- facilitar o processo de intervenção na realidade local, através de programas extensionistas,
contribuindo assim com o desenvolvimento local;
- possibilitar ao aluno a consolidação de sua formação de psicólogo.
8
Os temas dos projetos devem estar relacionados às ênfases curriculares do curso e/ou às linhas
de pesquisa dos núcleos. A indicação de outros temas deverá ser apreciada pelo Colegiado do
Curso.
O TCC será desenvolvido por meio de trabalhos teóricos ou teóricos/práticos, devendo atender as
normas especificadas pelo Colegiado do Curso e em conformidade com as normas da Unidade
Acadêmica.
4.1.5.As Atividades Complementares
As atividades complementares têm como objetivo estimular a participação dos alunos e alunas em
experiências diversificadas que contribuam para a formação profissional. Devem possuir relação
direta com os objetivos do Curso e serem devidamente comprovadas. As atividades
complementares poderão ser realizadas individualmente ou em grupo, sempre orientadas para o
envolvimento do aluno de forma que contemplem, ao longo do curso, a participação em atividades
vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.
4.1.6. O Sistema de Avaliação
Tendo em conta as necessidades de revisão e aperfeiçoamento constantes da presente proposta
de reforma curricular, de um levantamento de critérios diagnósticos capazes de apresentar os
pontos positivos e negativos do curso, da sua estrutura curricular, das disciplinas, dos professores
e das aprendizagens dos alunos, propomos o Sistema Integrado de Avaliação do Curso de
Psicologia da UFAL, bem como vinculados ao SINAES. Esta designação ressalta a importância de
se compreender o processo avaliativo de uma perspectiva macro que contemple e integre num
único processo todos os instrumentos avaliativos utilizados no e para o curso de psicologia.
O Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Psicologia da UFAL funcionará a partir de um tripé
que compreende a estrutura do próprio curso, o corpo docente e o corpo discente:
•
Na Estrutura do Curso serão avaliados, a adequação dos recursos humanos e físicos
(laboratórios, salas, acervo bibliográfico, recursos de multimídia) e o projeto político-pedagógico.
Para tal, serão realizados Fóruns de Auto-Avaliação Anual, nos quais docentes e discentes
discutirão as problemáticas do curso e avaliarão seu funcionamento ao longo de cada ano que
corresponde a dois semestres letivos. Em caráter contínuo, estarão em funcionamento um
Conselho de Avaliação – de caráter geral e responsável pela organização e produção do fórum
anual - e uma Comissão Interdisciplinar, submetida ao primeiro, que se ocupará somente das
questões relativas à avaliação do projeto político-pedagógico. Ambos serão compostos por
professores membros do colegiado e representantes de turma do curso. Para elaboração dos
critérios e objetivos dos processos de avaliação deste grupo, deverão ser tomados como base os
princípios e dimensões já mencionados anteriormente, bem como os critérios estabelecidos pelo
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
•
A avaliação do Corpo Docente corresponderá aos seguintes critérios (além de outros):
titulação; adequação formação–disciplina ministrada; didática em sala de aula; envolvimento com
ensino, pesquisa, extensão, orientação de estágio e TCC; participação nas reuniões regulares do
colegiado do curso e em eventos esporádicos de interesse do curso; participação em congressos e
publicações; cursos de aperfeiçoamento docente. Dados os vários componentes, tal avaliação
ocorrerá em dois níveis: um realizado pelo próprio colegiado do curso, em que se discutirão a
participação, as dificuldades e as maneiras de superá-las. E outro, pelos discentes, dentro das
próprias disciplinas, onde se discutirá, ao longo das aulas, os pontos positivos e negativos da
interação professor-aluno-conhecimento. Ao final do ano, os discentes responderão um
questionário de avaliação do desempenho do professor que deverá ser encaminhado ao colegiado
do curso. Os critérios e objetivos deste grupo de avaliações deverão ser discutidos e
regulamentados pelo colegiado do curso e devem estar coerentes com os princípios e dimensões
citadas anteriormente.
•
A Avaliação dos Discentes adotará uma perspectiva integral e será organizada a partir das
disciplinas do semestre, ou seja, apesar de ser realizada dentro de uma disciplina específica, deve
ser pensada em função das demais disciplinas que compõem um dos semestres letivos. Em razão
desta alteração, caberá aos docentes discutir em grupos - organizados por semestre - que formas
de avaliação serão mais adequadas e cabíveis, levando em consideração a organização horizontal
e vertical do curso, o projeto pedagógico, os planos de aprendizagem das disciplinas, bem como
9
os princípios e dimensões adotados neste documento. Além disso, será estabelecido um sistema
de tutoria (monitoria) discente, no qual discentes mais adiantados da turma ou de semestres
posteriores auxiliarão aqueles que apresentam alguma dificuldade de acompanhamento e domínio
dos conhecimentos e técnicas desenvolvidos nas disciplinas, ressalta-se que este sistema de
tutoria deve ser acompanhado por um professor sabidamente competente nos temas em questão.
Este tripé de avaliações, correspondente ao curso, aos docentes e aos discentes, formará o
programa de avaliação interna do curso denominado Sistema Integrado de Avaliação do Curso de
Psicologia da UFAL, o qual deverá ser utilizado articulado ao Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior (SINAES).
10
Quadro 1. Indicadores da Graduação 2013
Vagas-ingresso
Matriculados
80
327
Fonte: Coordenação do Curso
Nota do SINAES
4 ENADE 3 CPC
5. Programas
5.1. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
5.1.1. Identificação do Programa
Criação do Mestrado em Psicologia – Resolução 94/2009 CONSUNI/UFAL – 14 de dezembro de
2009.
Nome do Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (nível mestrado)
Título ofertado: Mestre em psicologia
Portaria de Reconhecimento: O Curso foi criado através da Resolução 94/2009 do
CONSUNI/UFAL e homologado pelo Conselho Nacional de Educação através da Portaria do MEC
1364, de 29 de setembro de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 30 de setembro de
2011.
Turno: Diurno
Carga Horária: 375 horas
Duração: Tempo mínimo: 18 meses; Tempo máximo: 24 meses. Nos casos devidamente
justificados, com a anuência do orientador e a critério do colegiado o mestrado poderá ser
prorrogado por até 03 (três) meses, podendo excepcionalmente ser prorrogado por mais 03 (três)
meses.
Nº. de vagas: Em média de 2 vagas por professor-orientador.
O Programa tem área de concentração em Psicologia, a partir da articulação entre três linhas de
pesquisa. 1: Processos Psicossociais; Linha de Pesquisa 2: Saúde, Clínica e Práticas
Psicológicas;Linha de Pesquisa 3: Processos Cognitivos e Medidas Psicológicas
5.1.2. Projeto Político-pedagógico da Curso de Mestrado em Psicologia
O perfil do profissional a ser formado é o de docente e pesquisador que contribua no
aprimoramento da formação em Psicologia no Estado de Alagoas apto a desenvolver pesquisas,
implantar e avaliar programas de intervenção. Capaz de compreender de forma crítica e
responsável a realidade social em que está inserido, bem como os diferentes níveis de análise do
fenômeno psicológico, considerando a multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e
metodológicas.
O Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade
Federal de Alagoas, implantado em 1994, produz na formação dos alunos e na realização de suas
atividades de pesquisa e extensão a demanda por continuidade de formação acadêmica em nível
de Mestrado. Nos últimos anos, a Psicologia tem crescido como área de conhecimento e de
atuação na Região Nordeste e, em particular, no Estado de Alagoas, direcionando seus esforços
para produção teórica e metodológica relevante para a realidade brasileira e local.
A UFAL ampliou o quadro de professores doutores e possui potencial para a produção e
divulgação de conhecimento, além de capacidade de atuação na comunidade local. Sendo assim,
a efetivação do Programa de Pós-Graduação - curso de Mestrado em Psicologia, a qual terá como
consequência a expansão e consolidação da pesquisa na área, assim como a qualificação e a
continuidade na formação dos profissionais que atuam na Psicologia e áreas afins no Estado de
Alagoas.
Frente a esta constatação de crescimento e incentivo à Pós-Graduação pela UFAL,
destaca-se a participação da Psicologia no Plano de Apoio à Pós-Graduação desenvolvido
em 2008 pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPEP), o qual foi proposto pela
11
ANDIFES e CAPES.
Em relação ao Plano de Desenvolvimento da Unidade Acadêmica (PDU do Instituto
de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA), elaborado em 2006, uma das metas
prioritárias foi a criação do Curso de Mestrado em Psicologia. Em relação ao Plano de
Desenvolvimento da Psicologia, elaborado por professores e alunos da graduação, entre os
meses de março a abril de 2009, definiu-se como uma das metas prioritárias a implantação
do PPGP/UFAL.
O grupo de professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, possui
qualificação para o desenvolvimento das atividades do mestrado. Este grupo compreende
que o Programa de Pós-Graduação fortalece o desenvolvimento e a continuidade das
atividades científicas, consolidando os grupos de pesquisa e incrementando o vínculo com
outros programas no Brasil e exterior, permitindo o intercâmbio da produção acadêmica.
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas
atende a demanda interna e externa. Em relação à primeira, busca atender aos alunos
egressos do curso de graduação em Psicologia a fim de potencializar o desenvolvimento de
pesquisa na instituição. A segunda é expressa pela demanda dos demais cursos e
profissionais existentes no Estado de Alagoas. Atende a demanda de dez instituições de
ensino superior privadas, da própria UFAL e mais duas instituições públicas estaduais:
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e a Universidade do
Estado de Alagoas (UNEAL). No âmbito da Psicologia, existem quatro cursos de graduação
no Estado, dos quais dois são ofertados em instituição pública federal e dois em instituições
privadas.
Destacam-se os aspectos históricos do Curso, pois desde a criação do curso de
graduação em Psicologia na UFAL, em 1994, tem sido fomentada a ideia de um programa de
pós-graduação, considerando-se a vocação institucional e a necessidade de aprofundamento
da pesquisa na área com suas repercussões para o aperfeiçoamento do ensino da
graduação.
N
z
“
”
2005 ( ó -graduação Lato Sensu), no qual participaram alunos egressos da
graduação e parte do atual corpo de professores. Esta experiência evidenciou a demanda por
formação profissional continuada e o potencial da instituição, especialmente as pesquisas em
desenvolvimento e a capacitação do corpo docente, para a criação de um programa de pósgraduação Stricto Sensu. Ao mesmo tempo, foram criados Grupos de Pesquisa envolvendo
professores e alunos, objetivando a produção sistemática e o incentivo a parcerias na
publicação de trabalhos.
A ampliação do corpo docente, através da realização de concursos públicos nos
últimos anos, foi planejada no sentido de formar um grupo de professores qualificados com
titulação e produção acadêmica relevantes para viabilizar a proposta de um programa de pósgraduação Stricto Sensu. Formou-se, assim, um corpo docente capaz de dar sustentação à
implantação do Programa.
A proposta de Mestrado em Psicologia conta com apoio institucional da administração
central da UFAL, a qual já garantiu a infra-estrutura necessária para sua implantação no início de
2011. O grupo de professores proponentes do projeto participou da elaboração da proposta do
Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da Universidade Federal de Alagoas, no qual está
prevista a construção de um prédio novo para abrigar as acomodações do curso de Graduação e
do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Atualmente, os recursos financeiros vinculados ao desenvolvimento da pesquisa na
Psicologia da UFAL são distribuídos em projetos e programas aprovados pelos Ministérios
da Educação e da Saúde, pela CAPES, CNPq, FAPEAL e com recursos e bolsas da
própria UFAL.
Temos com objetivos: promover a produção de conhecimentos na área da Psicologia para
a formação de docentes e pesquisadores qualificados que contribuam com ações socialmente
relevantes para o desenvolvimento regional; aprimorar as investigações dos Grupos de Pesquisa
no âmbito da Pós-Graduação; estabelecer inter-relações com programas de Pós-Graduação em
nível regional, nacional e internacional, que cooperem com a consolidação de grupos de pesquisas
e com a produção de conhecimento em Psicologia e ampliar a formação em nível de Pós-
12
Graduação de Psicologia no Estado e na área de Ciências Humanas na Universidade Federal de
Alagoas.
Quadro 2. Indicadores da Pós-Graduação
2011
2012
Estudantes
14
12
Dissertações
1
Grupos
de 8
8
Pesquisa/CNPq
Professores
13
13
pesquisadores
Bolsas
5
3
Capes/DS
Bolsas Fapeal
5
4
Bolsas
1
1
Capes/Reuni
Bolsa
_
1
Servidor/UFAL
Fonte: Coordenação da Pós-Graduação
2013
17
13
8
13
6
4
2
_
5.2. Programa Integrado de Cursos e Projetos de Extensão Universitária
Informações do Programa: O Programa foi criado em 23 de novembro de 2011 e aglutina as
atividades de extensão e os cursos de extensão oferecidos pelos professores do Instituto.
Quadro 3. Projetos e cursos de extensão vinculados ao Programa (2012-2013)
Projetos
cursos
Extensão
e
de
1
1
1
1
1
1
1
Total
7
Fonte: PROEX
Professores
envolvidos
Estudantes
bolsistas
Estudantes
colaboradores
3
3
3
1
1
1
1
13
1
1
5
6
4
3
4
5
4
31
1
1
4
Participantes
de
comunidades
35
35
35
25
40
35
45
250
5.3. Programa de Educação Tutorial - Psicologia
Quadro 4. Índices do Programa de Educação Tutorial
Ano
Estudantes bolsistas
Estudantes colaboradores
Tutoria
Vinculação
Institucional
2009
4
PET-Psicologia
4
1
2010
2011
8
12
4
4
1
1
PsicologiaUFAL/SESU
13
2012
12
Fonte: Coordenação do PET-PSI
4
1
6. Docentes e Técnicos.
6.1. Perfil docente, Técnico Administrativo e Bolsa-permanência
Quadro 5. Perfil do corpo docente e técnico administrativo
Grau de Formação
Tempo de Dedicação
Doutorado
DE
Mestrado
DE
Especialista
20h
Graduação
40h
Ensino Médio
Estudantes de graduação/
Bolsa-permanência
Fonte: PROGEP/PROEST
40h
12h
Total
19 Docentes
4 Docentes
1 Docentes
1
Técnico
de
Assuntos
Acadêmicos e 1 Assistente
Administrativo
2 Assistente Administrativo
7
6.2. Participação docente em Outros Programas Institucionais
6.2.1.Residência Multiprofissional HUPAA
Quadro 6. Residentes em Psicologia na Residência Multiprofissional em Saúde
Ano
Residentes em
Tutoria
Psicologia
2010
2
1
2011
4
1
2012
4
1
2013
8
1
Fonte: Coordenação da Residência/HUPAA
Vinculação
Institucional
HUPAA
HUPAA
HUPAA
HUPAA
6.2.2. Programa de Iniciação Científica/CNPq/PROPEP/FAPEAL/UFAL
Quadro 7. Programa de Iniciação Científica-PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL
Projetos de IC
Professores e
Estudantes bolsistas
Estudantes
pesquisadores
colaboradores
11
12
22
16
Fonte: PROPEP
6.2.3. Programa de Monitoria/PROGRAD
Quadro 8. Monitoria
Disciplinas
Professores
Monitores com bolsa
Monitores sem bolsa
14
4
Fonte: PROGRAD
4
2
4
6.2.4. Programa de Educação Tutorial/UFAL/SMSM/SESAU/MEC/PROEX
Quadro 9. Programa de Educação Tutorial
Ano
Estudantes bolsistas Estudantes
Tutoria
Vinculação
colaboradores
Institucional
PET-Saúde I - Psicologia
2009
12
18
1
UFAL/SMSM
2013
12
4
1
PET-Saúde II/ PSF - Psicologia
2010
12
18
1
UFAL/SMSM
2011
12
18
1
2012
12
18
1
PRO-PET-Saúde III - Psicologia
2013
12
18
1
UFAL/SMSM
DIALOGIA E HUMANIZAÇÃO
2011
10
20
SESAU-AL/CIES
PROGRAMA INTEGRADO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
2012
8
25
MEC/SESU/PROEX
Fonte: Coordenação do PET/Saúde
6.2.5. Grupos de Pesquisa/CNPq
Quadro 10. Grupos Certificados pela Instituição
Grupos Certificados
Pesquisadores
Estudantes
8
24
54
Fonte: CNPq
6.3. Avaliação de desempenho docente e discente
A Direção, as Coordenadorias farão o acompanhamento sistemático e contínuo das ações
específicas sob a responsabilidade de cada uma, culminando com um Fórum de Avaliação do
Plano de Desenvolvimento da Unidade com a participação de toda a comunidade acadêmica do
Instituto. Implemento de avaliação discente.
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório e Progressão Funcional: Henrique Jorge
Simões Bezerra, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho e Heliane de Almeida Lins Leitão
7. Laboratórios
O Instituto de Psicologia conta com 05 Laboratórios (projetos em apêndice) desenvolvendo
atividades junto ao Curso de Graduação em Psicologia e o Programa de Pós-Graduação Mestrado
em Psicologia.
8. Metas e Cronograma
Quadro 11. Metas
METAS
2013
2014
2015
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Criação e desenvolvimento
x
x
x
de regimentos e
regulamentações
2016
2017
X
x
15
METAS
2013
2014
2015
Desenvolvimento de
x
x
x
fluxograma de cargos e
funções e política de
comunicação e divulgação
de informações
Desenvolvimento de sitio
x
x
IP/UFAL
Desenvolvimento de
x
x
formulários de solicitação
de documentos e materiais
Acompanhamento e
x
x
x
participação na elaboração
de regulamentações da
UFAL, especialmente
sobre regulamentação de
carga horária docente,
estágio probatório e
progressão funcional
Aperfeiçoamento e difusão
x
x
x
de processos de gestão
participativa e democrática
Aprimoramento de
x
x
x
processos de organização
e arquivamento de
documentos e atas
Aprimoramento à
x
x
x
articulação entre a
graduação, pósgraduação, pesquisa,
monitoria, laboratórios,
PET e extensão.
Desenvolvimento de
x
x
x
processos avaliativos
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Atualização contínua do
x
x
x
Projeto Político
Pedagógico e de reformas
curriculares
Aprimoramento dos
x
x
x
programas de inclusão
educacional
Incentivo ao cumprimento
x
x
x
da integralização curricular
em cinco anos
Incentivo à participação
x
x
x
discente em programas de
intercâmbio e mobilidade
acadêmica nacional e
internacional
Aumento da nota do índice
x
x
x
de avaliação SINAES
(ENADE)
Redução de índices de
x
x
x
evasão, repetência e
retenção
2016
X
2017
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
X
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
16
METAS
2013
2014
2015
Ampliação de Campos de
x
x
x
estágios Curriculares
Obrigatórios
Supervisionados
Ampliação dos Serviços de
x
x
x
Psicologia Aplicada
Acompanhamento dos
x
x
x
Trabalhos de Conclusão
de Curso
Incentivo ao bom
x
x
x
desempenho e
participação em atividades
complementares.
Aprimoramento do Sistema
x
x
x
Integrado de Avaliação
Ampliação de cotas de
x
x
x
bolsas para os programas
de monitoria
Aumento de disciplinas
x
x
x
vinculadas ao programa de
monitoria
Melhoria dos padrões
x
x
x
sociais e ambientais a
partir do desenvolvimento
científico
Aumento da articulação
x
x
x
com os programas de
monitoria, iniciação
científica e extensão
Aprimoramento de
x
x
x
processos de organização
e arquivamento de
documentos e atas
Reflexão acerca da
x
x
manutenção do número de
vagas, em relação à
ampliação do corpo
docente
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Consolidação do mestrado
x
x
x
e planejamento de futuro
doutorado
Incentivo, apoio e
x
x
x
ampliação da publicação
científica docente
Incentivo à realização de
x
x
x
intercâmbios docentes
com programas de pósgraduação de outras IFES
Apoio à participação em
x
x
x
congressos
Apoio à organização de
x
x
x
eventos científicos
Acompanhamento e apoio
x
x
x
ao desenvolvimento das
2016
2017
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
X
x
x
x
17
METAS
2013
2014
2015
2016
2017
atividades curriculares
discente
Incentivo e
x
x
x
X
x
acompanhamento de
estágio-docência pelos
mestrandos
Cumprimento de prazos
x
x
x
X
x
estipulados para defesa de
dissertação
Ampliação de recursos de
x
x
x
X
x
agências de fomento
Estímulo à capacitação
x
x
x
X
x
intra-institucional do corpo
técnico
Estímulo à participação de
x
x
x
X
x
professores visitantes no
programa de pósgraduação
Incentivo ao Intercambio
x
x
x
X
x
Interinstitucional dos
mestrandos
Solicitação de novas
x
x
x
X
x
bolsas de mestrado junto
às instituições de fomento
Melhoria dos padrões
x
x
x
X
x
sociais e ambientais a
partir do desenvolvimento
científico
Ampliação da articulação
x
x
x
x
x
das atividades de ensino,
monitoria e extensão da
graduação com estágio
docência e a pesquisa na
pós-graduação.
Aprimoramento de
x
x
x
x
x
processos de organização
e arquivamento de
documentos e atas
PROGRAMA INTEGRADO DE CURSOS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Criação e desenvolvimento
x
x
x
x
x
de regimentos e
regulamentações
Implementação e
x
x
x
x
x
ampliação de projetos e
cursos de extensão
Incentivo a participação
x
x
x
x
x
em Editais PROEX
Ampliação de vagas de
x
x
x
x
x
bolsista nos projetos de
extensão
Incentivo à participação de
x
x
x
x
x
alunos colaboradores nos
projetos de extensão
Aumento da articulação
x
x
x
x
x
com o ensino, iniciação
18
METAS
2013
2014
2015
científica, monitoria e a
extensão
Incentivo à proposição de
x
x
x
projetos e cursos de
extensão atendendo às
demandas da formação e
das demandas sociais
comunitárias.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Articulação e intercâmbio
x
x
x
com o programa de pósgraduação e seus grupos
de pesquisa
Articulação e intercâmbio
x
x
x
com instituições de saúde,
educação, trabalho e
comunidades.
Aumento da articulação
x
x
x
com o Ensino e a Iniciação
Científica
DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVO
Ampliação e qualificação
x
x
x
de docentes e de quadro
funcional técnicoadministrativo
Incentivo a participação
x
x
x
docente em Programas de
Educação Tutorial e
Residência.
Apoio aos professoresx
x
x
pesquisadores na
consolidação dos grupos
de pesquisa atuais e
laboratórios.
Incentivo à criação de
x
x
x
novos grupos de pesquisa
Divulgação de editais de
x
x
x
fomento à pesquisa para
viabilizar a obtenção de
recursos financeiros
Ampliação do número de
x
x
x
bolsas de programas de
fomentos locais e
nacionais
Apoio à articulação e
x
x
x
intercâmbio com o
Programa de Pósgraduação em Psicologia e
seus grupos de pesquisa
Incentivo à pesquisa de IC
x
x
x
e a participação de alunos
colaboradores nos projetos
de iniciação científica
Apoio à participação do
x
x
x
docente no Programa de
2016
2017
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
19
METAS
2013
2014
2015
Monitoria
Incentivo à participação de
x
x
x
pesquisadores de outras
IFES aos grupos de
pesquisa do IP-UFAL
ESPAÇO FÍSICO E INFRAESTRUTURA
Instalação de
x
x
equipamentos de
segurança e de
telecomunicações
(telefone, rede de internet,
câmeras, grades)
Ampliação da
x
x
x
infraestrutura (1 secretaria,
1 sala de Direção, 2 salas
de coordenações de curso,
programas e Serviço de
Psicologia Aplicada, 7
laboratórios, 10 salas de
aula, 2 auditório, 3 salas
multimídias, 10 gabinetes
para professores, 2 salas
de estudo, 1 sala para o
centro acadêmico, 1
almoxarifado, 1 espaço de
convivência)
Ampliação do mobiliário e
x
x
x
aparelhos eletrônicos
(cadeiras, mesas, tv,
arquivos, armários,
computador, data-show)
Implantação de projeto
x
x
paisagístico nas áreas
internas e externas do
novo prédio do instituto de
psicologia
Maceió, 03 de julho de 2013
2016
2017
x
x
x
x
x
x
