Ata reunião ordinária de 29/04/2015
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EXTRATO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO INSTITUTO DE
PSICOLOGIA DE 29 DE ABRIL DE 2015.
Aos vinte e nove dias do mês de abril de dois mil e quinze, às quatorze horas e cinquenta
minutos, reuniram-se na sala de reunião, no Instituto de Psicologia, os professores: Adélia
Augusta Souto de Oliveira, Cleyton Sidney de Andrade, Esperidião Barbosa Neto, Heliane
de Almeida Lins Leitão, Jefferson de Souza Bernardes, Lisandra Espíndula Moreira, Lucas
Cordeiro Freitas, Marcos Ribeiro Mesquita, Paula Orchiucci Miura, Raner Miguel Ferreira
Póvoa, Rodrigo Barros Gewehr, Sheyla Christine Santos Fernandes, Susane Vasconcelos
Zanotti; as representantes técnicas Ana Paula Esteves e Livia Maria de Azevedo Lessa
Oliveira e os representantes dos estudantes Valéria Vanessa F. dos Santos e Hélton Walner
Souto Santos. Foram justificadas as ausências dos professores: Charles Lang que está em
uma reunião da ANPEPP, Cristina Camelo por motivos pessoais, Telma Low que está
viajando para uma banca e com afastamento oficial, Simone Hüning que está em uma
reunião do GTE em Brasília, Henrique e Márcio estão representando o IP na oficina Projeto
Político Pedagógico da PROGRAD, Mariana Falcão que tinha consulta médica, Maria
Auxiliadora e Nadja Vieira estão participando de uma banca. Na sequência, a profª. Adélia
apresentou os seguintes pontos de pauta que foram enviados previamente quando da
convocação da presente Reunião Extraordinária: 1.) Leitura de duas atas anteriores; 2.)
Alguns informes; 3.) Processos para avaliação e homologação; 4.) Homologação do
resultado de professor substituto; 5.) Planejamento anual do PET; 6.) Unidade de
Gerenciamento das atividades de graduação do HUPAA. Seguindo para o primeiro ponto de
pauta: 1.) Após a leitura da ata da reunião realizada no dia 25/03/2015, no momento de sua
discussão e aprovação, o Prof. Jefferson questionou o excessivo detalhamento e a concepção
de Ata. A Profa. Adélia justificou que, cada vez mais as Atas têm sido requeridas pelos
órgãos superiores- Reitoria e Pró-Reitorias- a fim de subsidiar encaminhamentos e
procedimentos do IP. Desse modo, a descrição se faz necessária. Após considerações dos
presentes deliberou-se que a ata da reunião ocorrida no dia 25/03/2015 não seria discutida
nem aprovada, sendo sugerido o envio das Atas para o email de todos os professores. Caso
tenham sugestões de alteração deverão fazê-lo por escrito e apresentar no momento de
discussão e aprovação. A seguir, discutiu-se o ponto de pauta de número 6.) a Professora
Sandra da Faculdade de Nutrição apresentou-se e informou que agora a gerência de ensino
do Hospital Universitário, com as modificações feitas pela EBSERH, está mais ampliada,
abrindo a perspectiva de otimizar as atividades do hospital. Em seguida, apresentou a
funcionária da parte administrativa, Rejane, responsável pelas informações e a comunicação
dos trabalhos da gerência. Ademais acrescentou que dentro da gerência existe agora o setor
de telesaúde, que está incentivando que os professores participem com vídeos-aulas,
teleconferência, proporcionando a abertura de um espaço juntos aos alunos e às unidades. A
mesma destacou que, especificamente, na área de ensino teve início reuniões com os
envolvidos nas atividades de graduação, com os coordenadores de curso, ou quem for
designado pelos coordenadores, com os centros acadêmicos. E justamente nas reuniões com
os coordenadores já houve eventos, tais como: acolhimento dos estagiários com a
participação da Profa. Cris Camelo, trabalhando e a perspectiva profissional
multidisciplinar. Passando a palavra a Rejane que apresentou a gerência Fernando Antônio
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Mendonça Guimarães, a gestão de ensino Dr. José Antônio de Moraes, gestão da tecnologia
da informação, o Marcelo Costa Oliveira, coordenação da unidade de graduação, Profa.
Sandra e pós-graduação a Profa. Alecsandra Alves V. Ventura. A subdivisão foi no sentido
de funcionar melhor o ensino dentro do hospital. Em seguida a palavra passou para o
professor José Antônio de Moraes, que destacou que a contribuição na melhoria no processo
de ensino-aprendizagem no HU, foi motivador de sua participação na equipe. Destacou
ainda, a importância da complexidade da integração: ensino-pesquisa-extensão e assistência.
Ao final a professora Sandra aduziu que o próximo encontro será realizado no dia 06 de
maio, na sala da radiologia. Em seguida professora Adélia observou que a relação entre o
Curso de Psicologia e HU ocorre desde 1996, e foi se ampliando à medida que o Curso e o
número de professores também ampliaram. Informou que atualmente o professor Jefferson
tem desenvolvido atividades de Estágio no HU. Destacou ainda que a professora Susane foi
quem propôs a participação da Psicologia na residência multiprofissional no HU.
Atualmente os profs. do IP desenvolvem projetos de pesquisa, de extensão e de estágios. As
Coordenadoras do Curso de Graduação Lisandra e Telma, têm participado das reuniões.
Destacou ainda a disponibilidade do IP na continuidade das ações já desenvolvidas no HU,
bem como a facilidade na comunicação entre os setores envolvidos. O professor Jefferson
destacou a posição levantada pelo HU como sendo um hospital de ensino, e nunca tinha
ouvido este discurso no campo da gestão, e a disponibilidade da equipe de gestão com as
unidades de ensino. Destacou ainda um desejo antigo que é interligar o SPA com o HU. A
professora Susane parabenizou também esse estreitamento da equipe de gestão de ensino e
lembrou que o papel do HU como hospital de ensino sempre esteve presente na residência e
fica feliz agora que seja ampliado esse campo para a graduação. A professora Lisandra
acrescentou que, em razão das reuniões de Colegiado serem às quartas-feiras e do Conselho
do IP, solicitou que o professor Jefferson, representasse o Curso de Psicologia nas reuniões.
Em continuidade passando para o ponto 4.) da pauta: a professora Adélia apresentou a
homologação do resultado final para concurso de professor substituto, com a aprovação em
Processos Psicológicos Básicos, dos candidatos Vanina Panini Goes Teixeir e Everton
Fabricio Calado e Psicologia Social, Aline Kelly da Silva. A seguir, o ponto 3.) foi
apresentado o plano de atividades acadêmicas do estágio probatório da professora Paula
Miura, referente ao período de 2015/2018, o qual será desenvolvido e avaliado em seu
relatório de estágio-docência. Foi aprovado por todos os presentes. Passando para o próximo
ponto da pauta, item 5.) O prof. Jefferson, destaca que enviou por email o Planejamento
Anual do PET, e informa que sua estrutura é aberta a colaboração, articulando atividade de
ensino, pesquisa e extensão. Pretende atuar nas brechas da Formação com cursos, oficinas,
participação em pesquisas de IC modo coletivo, e de interesse pessoal dos estudantes, como
colaboradores. Na extensão está desenvolvendo atividades, junto aos alunos das escolas
públicas para compreender o alto índice de evasão escolar. Assim, o prof destaca a
importância da colaboração dos demais professores. A profa Susane gostaria de
compreender qual é a política do PET na participação de estudantes nos projetos de IC,
coordenados por outros profs. Gostaria de esclarecer qual a vinculação das atividades que o
estudante desenvolve na pesquisa e a inserção dessas no PET. O prof destaca que se trata de
pesquisa de interesse pessoal do aluno. Assim os estudantes circulam em vários projetos. O
prof. Rodrigo gostaria de esclarecer porque existe a vinculação do PET em todas as páginas
iniciais dos professores e técnicos no Sigrh. O prof disse não saber do que se trata. A profa
Adélia irá verificar junto do NTI. Por último, a profa Adélia apresentou dois informes: o
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primeiro, o orçamento ainda não alocado nas Unidades e, que estão mantidos apenas apoio
ao PPGP e manutenção das bolsas. Essa foi a razão da negativa de dois pedidos de diárias,
referente aos processos dos profs. Lucas e Lisandra para apresentação de trabalhos com a
justificativa de corte de orçamento, os demais estão sendo enviados na ordem que são
pedidos. Ademais informou que, foi publicado edital para concurso de professor efetivo para
a área: psicologia cognitiva, cujo edital será enviado por email para todos os professores,
para divulgação ampla.
Nada mais havendo acrescentar, a reunião foi encerrada às dezesseis horas e quarenta e
minutos, da qual eu, Livia Mª de A. Lessa Oliveira lavrei a presente ATA que será assinada
por mim e por quem é de direito.
Livia Mª de A. Lessa Oliveira__________________________________________________
Adélia Augusta Souto de Oliveira _____________________________________________
Cleyton Sidney de Andrade __________________________________________________
Esperidião Barbosa Neto _____________________________________________________
Heliane de Almeida Lins Leitão _______________________________________________
Jefferson de Souza Bernardes __________________________________________________
Lisandra Espíndula Moreira ___________________________________________________
Lucas Cordeiro Freitas _______________________________________________________
Marcos Ribeiro Mesquita ____________________________________________________
Paula Orchiucci Miura ______________________________________________________
Raner Miguel Ferreira Póvoa __________________________________________________
Rodrigo Barros Gewehr _____________________________________________________
Sheyla Christine Santos Fernandes ______________________________________________
Susane Vasconcelos Zanotti ___________________________________________________
