A violência psicológica é um tipo de agressão que, no lugar de machucar o corpo da vítima, traz danos a sua saúde psíquica. Como citado, esse tipo de ato não deixa sinais físicos visíveis, e por isso é mais difícil de se identificar.
No entanto, ele pode imprimir marcas negativas na vítima tanto quanto a violência física. Um dos fatores que está ligado a violência psicológica contra crianças e adolescentes é a dependência da vítima em varios níveis: emocional, financeiro, social e entre outros.
Ela pode ser expressa de diversas formas, seja por xingamentos, chantagens, perseguição (atualmente também conhecida como “stalking”) ou imposições dentro de relações de poder.
No geral, entre crianças e adolescentes, esse tipo de violência é mais comum no ambiente intrafamiliar e pode ser causado por pais, irmãos e outros parentes próximos da vítima.
É necessário, começando por cada um de nós, romper com tais ciclos violentos, para que essa população possa ter um desenvolvimento psíquico pleno e satisfatório. Diga não à violência!