Ata reunião ordinária de 28/10/2015

Arquivo
ata 28.10 versao corrigida.pdf
Documento PDF (209.1KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – IP
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DE 28 DE OUTUBRO DE 2015.
Aos vinte e oito dias do mês de outubro de dois mil e quinze, às quatorze horas e dez
minutos, reuniram-se na sala 33, no Instituto de Psicologia, os professores: Adélia Augusta
Souto de Oliveira, Charles Elias Lang, Cleyton Sidney de Andrade, Esperidião Barbosa
Neto, Heliane de Almeida Lins Leitão, Lisandra Espíndula Moreira, Marcos Ribeiro
Mesquita, Nadja Maria Vieira da Silva, Paula Orchiucci Miura, Raner Miguel Ferreira
Póvoa, Rodrigo Barros Gewehr, Sheyla Christine Santos Fernandes, Susane Vasconcelos
Zanotti, Simone Maria Huning; os representantes técnicos: Livia Maria de Azevedo Lessa
Oliveira, Márcio Manuel Machado Nunes, e as representantes dos estudantes: José Allyson
da Silva, Maysa Lanne Vieira Damasceno. Houve a justificativa de ausência das professoras
Telma Low e Vanina Papini, que estavam participando de Congresso. Na sequência, a profª.
Adélia apresentou os seguintes pontos de pauta que foram enviados previamente quando da
convocação da presente Reunião 1.) Aprovação de atas; 2.) Informes; 3.) Processos ad
referendum; 4) Representação de docentes do IP no Comitê de Ética em Pesquisa/UFAL,
Comissão de Auto avaliação, NDE, PET GRADUASUS na PROGRAD, CAPS na UFAL,
Leitos psiquiátricos no HU, Representantes do CA no IP; 5.) Semana Acadêmica de
Psicologia; 6.) Vaga Docente. Inicialmente os estudantes do centro acadêmico solicitaram a
retirada do ponto de pauta da semana da psicologia para colocarem dentro da sequência dos
informes. Foi solicitado também para inclusão nos informes o Evento do PIBIC. 1.)
Passando para o primeiro ponto da pauta foi indagado se haveriam reformulações a fazer nas
seis atas enviadas anteriormente para email dos professores, são elas: reunião extraordinária
de 18/03/2015, reunião ordinária de 25/03/2015, reunião extraordinária de 01/04/2015,
reunião ordinária de 29/04/2015, reunião de 27 de maio de 2015 e reunião extraordinária de
03/06/2015. Em votação, todas as atas foram aprovadas com uma abstenção em cada uma.
Foi informado pela professora Adélia que as atas serão digitalizadas e disponibilizadas no
site do IP. 2.) Em seguida passando para os informes, foi feita a leitura dos que seguem: 1)
Foi solicitado por email ao grupo de profs, técnicos do IP a criação de e-mails institucionais
com domínio IP e criado o grupo Psico_logos_ufal como uma das atividades para
cumprirmos a meta de aprimorar a comunicação oficial entre os integrantes do IP, ficando
acordado que as comunicações internas serão realizadas somente por este grupo e com cópia
para o C.A; 2) Foi solicitado, a pedido do DAP, que os docentes marcassem suas férias para
novo período previsto no Calendário Acadêmico. Àqueles que ainda não conseguiram
agenda-las, estaremos disponíveis até amanhã para realizá-la. Foi advertido que a marcação
é de responsabilidade do servidor pelo sistema SIG/RH, e a Direção homologá-las; 3) Uso
de salas de aulas do Curso de Psicologia no Bloco 18. Todos os períodos já se encontram
funcionando no referido prédio. O uso da sala de multimeios deve ser agendado com
responsáveis técnicos (Sr Osmar-manhã e Karleane-tarde). A administração do prédio é de
responsabilidade da PROGRAD. As salas estão disponíveis para desenvolvimento das
atividades de grupos de pesquisa, de extensão, supervisões de estágio; 4) Foram instalados
os condicionadores de ar no prédio do IP em todas as salas de professores, no SPA, no
Laboratório de Informática, no PET, na sala 33. As salas 34 e Laboratórios estão aguardando
a chegada de aparelhos, bem como a instalação de mais um ar na sala do PET e de Grupos
do SPA. Aproveitamos para lembrar que o uso deles se restringe ao horário de 10 às 16h por
conta da restrição de gastos. Os respectivos controles estão à disposição para serem

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – IP
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92

recebidos pelos docentes com a Secretaria; 5) A sala dos 3 (três) Laboratórios se encontra à
disposição para sua utilização. Foram instalados computadores, scanner e TV. A chave está
disponível para ser retirada pelo coordenador do Laboratório na Secretária. Ficará uma
chave na Secretaria para uso dos estudantes que devem protocolar a sua retirada, semelhante
ao modo de funcionamento do SPA. As cópias das chaves serão repassadas aos
coordenadores dos Laboratórios, que ficarão responsáveis de fornecer aos demais membros
de seus respectivos laboratórios as demais cópias. Foi solicitado ainda aos professores dos
laboratórios forneçam uma lista dos alunos que estão autorizados a retirarem a chave da sala
30 para uso do laboratório para que a secretaria da Direção tenha ciência das pessoas
autorizadas; 6) As salas 33 e 34 também estão disponíveis para uso, desde que previamente
agendadas; 7) A sala de atendimento a grupos está disponível para atividades; 8) Foi
realizada a mudança do PET do prédio do ICS para o IP, bem como do CA para uma sala no
Anexo da Psicologia. A solicitação da reforma do Anexo está em andamento. Foram
entregues as chaves das respectivas salas ao diretor do ICS e do ICHCA. Agradecemos o
empenho dos estudantes, profs e técnicos envolvidos nessas mudanças que ocorreram no
período de greve; 9) Agradecemos aos docentes que nos auxiliaram na tarefa de acompanhar
as instalações de todos os condicionadores de ar, atividades desempenhadas por firmas
terceirizadas. 10) Recebemos do Coordenador do PET um filtro de água que será instalado
no IP; 11) Todos os equipamentos foram entregues aos docentes para uso, porém sem a
disponibilidade de estabilizadores; 12) As solicitações de compra de custeio foram
realizadas e se encontram à disposição na Secretaria do IP, conforme as solicitações dos
setores; 13) Os recursos de passagem e diárias continua com restrição orçamentária; 14) A
Compra de mobiliário está em andamento na SINFRA, todas as nossas solicitações, segundo
a Profa Nélia, foram atendidas com a justificativa de prédio novo e Instituto novo; 15)
Precisamos do apoio de todos da gestão para realizarmos o relatório de gestão do IP tendo
como parâmetro o PDU do Instituto; 16) Foi realizado o plantio de mudas no IP e no Anexo;
17) Houve a contratação do professor substituto Everton; 18) Contratação da Professora
Juliana em andamento, com previsão de assumir turmas no período letivo de 2015.2; 19)
Extinção dos contratos dos Professores Paulo e Natália por impossibilidade de renovação;
20) A professora Susane fez o convite para o 25º Encontro de Iniciação Científica a ser
realizado durante o período de 10 a 12/11/2015 no auditório da Reitoria, aos professores
orientadores, bolsistas, colaboradores e demais interessados. O encontro de iniciação
científica está na programação do calendário acadêmico, devendo haver o direcionamento da
aula para as apresentações do programa. A Profa Susane informou que a Professora Paula,
representante suplente do IP no PIBIC, será responsável pela coordenação do evento, em
virtude de estar representando a Pós-Graduação em evento no RJ; 21) A professora
Lisandra, coordenação da Graduação, informou que foi encaminhado para divulgação email
em que a Prograd avisa que será publicado edital no dia 03/11 de transferência externa para
as turmas do 4º e 5º período, de acordo com que o que já foi definido em reunião anterior do
Colegiado. Aguarda as questões dos demais colegas para a elaboração das provas. Lembrou
ainda que com relação ao ENADE estão inscritos 72 alunos. Alertou que o aluno é obrigado
a preencher um questionário online, onde terá acesso aos dados como qual o local de prova e
sala. Informa ainda que o laboratório de informática estará à disposição para o
preenchimento do formulário; 22) O professor Marcos informou que o PPGP está com dois
editais abertos: o de eleição do colegiado, que será realizada no próximo dia 04/11 e o outro
é de credenciamento de docente, com inscrições até o dia 30/10. Informou ainda sobre a

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – IP
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138

Chamada Pública Edital do CNPQ para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas até o dia
11/11/2015 para novos projetos; 23) O professor Cleyton informou que em função da
formatura de alguns alunos, o número de estagiários foi reduzido, não conseguindo manter
de segunda a sexta o atendimento integral no SPA, estando sem atendimento a tarde nos dias
de segunda e quinta; 24) O representante discente informou, em nome do C.A e do PET, a
decisão tomada de não fazer nesse ano a semana da psicologia. Com relação ao ponto 3.)
segue os processos que foram abertos durante o período da greve e aprovados ad referendum
pela Direção e apresentados para homologação do Conselho: 1-Processo
23065.017034/2015-79, interessada Paula Orchiucci Miura, solicitando afastamento durante
o período de 09 a 13/09/2015 para apresentar trabalho no VI Seminário internacional sobre
juventude brasileira no Rio de Janeiro/RJ; 2-Processo 23065.018054/2015-67, interessado
Jefferson de Souza Bernardes, solicitando afastamento de 27 a 28/08 para participação de
evento comemorativo do dia do psicólogo; 3-Processo 23065.018053/2015-12, Jefferson de
Souza Bernardes, solicitando afastamento no período de 21 a 22/08/2015 para participar da
XXI plenária do Conselho Federal de Psicologia; 4- Processo 23065.018170/2015-86,
interessada Heliane de Almeida Lins Leitão, solicitando afastamento no período de 25 a 29
de agosto de 2015 para participar do X Congresso Argentino de Saúde Mental; 5-Processo
23065.018727/2015-89, interessada Lisandra Espíndula Moreira, solicitando afastamento no
período de 20 a 25/09/2015 para participar e apresentar trabalho no V Colóquio Latino
Americano de Biopolítica; 6- Processo 23065.018323/2015-95, informa sobre substituição
da função de Diretor durante o afastamento da Profa. Adélia para participação dos eventos:
25 a 29/08/2015 (IX Congresso Argentino de Saúde Mental e 09 a 12/09/2015 (VI Simpósio
Internacional sobre Juventude Brasileira); 7- Processo 23065.019404/2015-11, interessada
Susane Vasconcelos Zanotti, solicitando substituição da coordenação do PPGP durante o
período de férias do Prof. Marcos Mesquita, de 01 a 30/09/2015; 8-Processo
23065.019156/2015-08, interessado Frederico Alves Costa, solicitando diárias e passagens
com recurso do PROPA/PNPD para apresentação de trabalho no XVIII Encontro Nacional
da ABRAPSO; 9- Processo 23065.020477/2015-47, interessado Lucas Cordeiros Freitas,
solicitando diárias para participação em reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia,
no período de 26/10 a 30/10/2015; 10-Processo 23065.020679/2015-99, interessado
Jefferson de Souza Bernardes, solicitando afastamento para participação de reunião do
Conselho Federal de Psicologia, 11-Processo 23065.020677/2015-08, interessado
Esperidião de Barbosa Neto, solicitando afastamento de 05 a 07/06/2015 para participação
de curso de Rorscahch Básico em Goiânia/GO; 12-Processo 23065.020677/2015-08,
interessado Esperidião de Barbosa Neto, solicitando afastamento para participar de banca de
avaliação para qualificação de projeto de pesquisa de mestrado em 19/10/2015 em
Recife/PE; 13-Processo 23065.020464/2015-78, interessada Adélia Augusta de Oliveira,
solicita diárias e afastamento para o período de 29/10 a 02/11/2015 para participar do
Encontro Nacional da Abrapso 2015; 14-Processo 23065.020465/2015-12, interessada
Lisandra Espíndula Moreira, solicita diárias e afastamento no período de 29/10 a
03/11/2015; 15-Processo 23065.020478/2015-91, substituição de função de direção no
período de 29/10/215 a 02/11/2015; 16-Processo 23065.014280/2015-79, interessada Paula
Orchiucci Miura, solicita afastamento para participação do 4º Congresso Ibero Americano
em Investigação Qualitativa; 17-Processo 23065.015886/2015-21, interessada Paula
Orchiucci Miura, solicita afastamento em 21/08/2015 para participação em banca de defesa
de Doutorado na PUC/SP; 18-Processo 23065.018644/2015-90, interessada Paula Orchiucci

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – IP
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
181
182
183
184

Miura, referente à atividade esporádica para participação em comissão julgadora; 19Processo 23065.017717/2015-26, interessado Rodrigo Barros Gewehr, solicitação de diárias
para participação no Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise em Vitória/ES, no
período de 13 a 19/09/2015; 20-Processo 23065.017261/2015-02, interessada Adélia
Augusta Souto de Oliveira, solicitação de pagamento de diárias para participação no VI
Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira; 21-Processo 23065.017718/2015-71,
interessada Paula Orchiucci Miura, solicita diárias para participação no VI Seminário
Internacional sobre Juventude Brasileira, no período de 09 a 13/09/2015; 22-Processo
23065.017271/2015-30, interessada Telma Low Junqueira, solicitação de diárias para
participação no II Seminário Internacional Desfazendo o Gênero; 23-Processo
23065.017488/2015-40, interessado Cleyton Sidney de Andrade, solicitação de pagamento
de diárias para participação do II Congresso Latino Americano de Psicanálise na
Universidade – CONLAPSA II; 24-Processo 23065.018380/2015-74, interessado Jefferson
de Souza Bernardes, informa atividade esporádica no período de 29/08, 12/09, 19/09 e
03/10/2015; 25-Processo 23065.021503/2015-54, interessada Simone Maria Huning,
solicita afastamento no período de 22 a 23/11/2015 para participar de reunião no Conselho
Nacional de Saúde em Brasília/DF; 26-Processo 23065.021271/2015-34, interessada
Simone Maria Huning, solicita afastamento no período de 29/10 a 03/11/2015 para
participar do XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO em Fortaleza/CE; 27-Processo
23065.018267/2015-99, interessada Simone Maria Huning, solicita afastamento no período
de 10/09 a 14/09 para participar de uma reunião do GT para elaboração da resolução
complementar à resolução CNS 466 de 2012, local CONEP/DF; 28-Processo
23065.018268/2015-33, interessada Simone Maria Huning, solicita afastamento no período
de 20/09 a 25/09 para participar do V Colóquio Latino Americano de Biopolítica, III
Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e XVII Simpósio Internacional IHU, local
Unisinos/RS; 29-Processo 23065-018269/2015-88, interessada Simone Maria Huning,
solicita afastamento no período de 27/09 a 01/10/2015 para participar do II Qualifica:
Seminário de Discussão de Pesquisas em Psicologia e Saúde, local UCDB/Campo Grande;
30- 23065.021261/2015-07, interessada Telma Low Silva Junqueira, solicita afastamento e
diárias no período de 28/10 a 02/11/2015 para apresentação de trabalho científico e
coordenação de grupo de trabalho no XVIII encontro nacional da ABRAPSO em
Fortaleza/CE; 31-23065.021344/2015-98, interessada Telma Low Silva Junqueira, solicita
interrupção do período de férias a partir de 13/10; 32-23065.019110/2015-81, interessada
Telma Low Silva Junqueira, informa substituição da função de coordenador do curso
durante o período de 20 a 25/09/2015, em razão de afastamento da coordenadora para
participação em evento; 33-Processo 23065.021939/2015-43, interessado Jefferson de
Souza Bernardes, solicita afastamento no período de 28/10 a 02/11/2015 para participar do
XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO em Fortaleza/CE; 34-Processo
23065.012529/2015-10, interessado Jefferson de Souza Bernardes, solicita afastamento no
período de 13 a 15/05/2015 para participar do 9º CONPSI. Aberta votação todos os
processos foram homologados por unanimidade pelo Conselho. Ressalta-se que os pleitos
referentes às diárias dos processos não foram atendidos pelo Gabinete da Reitoria em razão
de indisponibilidade orçamentária, mas houve o afastamento dos docentes normalmente.
Com relação aos pedidos de diárias para participação no Encontro Nacional da Abrapso os
pedidos também foram negados, segundo informação por telefone pelo Gabinete do Reitor,
mas o processo continuou a tramitação normal regular com relação ao pedido de

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – IP
185
186
187
188
189
190
191
192
193
194
195
196
197
198
199
200
201
202
203
204
205
206
207

afastamento dos professores durante o período do evento. Com relação ao ponto 4,) foi
homologada a representação dos professores do IP para participação nas seguintes
Comissões: Cleyton Sidney de Andrade e Esperidião Barbosa Neto para o CEP (Comitê de
Ética em Pesquisa); para a Comissão de Autoavaliação a professora Nadja Maria Vieira da
Silva para a vaga antes ocupada pelo professor Henrique, ficando a seguinte composição a
partir de então, Professores Lucas, Cristina e Nadja; para o NDE a professora Paula Miura
(que passa a ocupar a vaga antes ocupada pelo professor Henrique), a professora Mariana
Costa Falcão Tavares para o PETGraduaSUS na Prograd; para participar das reuniões sobre
a criação de CAPS na UFAL a professora Heliane Almeida Lins Leitão; para as reuniões
sobre a criação de leitos psiquiátricos no HU o professor Cleyton Sidney de Andrade; e
sobre a discussão do matriciamento no âmbito da saúde a professora Paula Orchiucci Miura.
Seguindo para o ponto da pauta 6.) a professora Adélia informou que o código de vaga do
Prof Henrique se encontra disponível e, em breve, deverá chegar ao Instituto. A PROGEP
nos informou que em breve haverá a consulta para elaboração de novo edital. Prosseguindo,
a Profa Adélia comunica a consulta feita sobre a possibilidade de remoção de professores de
outras IFES para o IP. A mesma lembrou a todos da decisão, desde a época do Fórum de
Profs de Psicologia, ainda no ICHCA que as vagas do IP estariam disponíveis apenas para
Concurso Público. Foi aberta consulta sobre a ratificação dessa deliberação, sendo 11 votos
a favor da proposta de manutenção e entrada via concurso e 3 contrários. Deliberou-se pela
decisão de manter a entrada docente por concurso público. Nada mais havendo acrescentar,
a reunião foi encerrada às quatorze horas e quarenta e minutos, da qual eu, Livia Mª de A.
Lessa Oliveira lavrei a presente ATA que será assinada por mim e por quem é de direito.
Livia Mª de A. Lessa Oliveira__________________________________________________

208

Adélia Augusta Souto de Oliveira _____________________________________________

209

Charles Elias Lang _________________________________________________________

210

Cleyton Sidney de Andrade __________________________________________________

211

Esperidião Barbosa Neto _____________________________________________________

212

Heliane de Almeida Lins Leitão _______________________________________________

213

Lisandra Espíndula Moreira ___________________________________________________

214

Marcos Ribeiro Mesquita ____________________________________________________

215

Nadja Maria Vieira da Silva __________________________________________________

216

Paula Orchiucci Miura ______________________________________________________

217

Raner Miguel Ferreira Póvoa __________________________________________________

218

Rodrigo Barros Gewehr _____________________________________________________

219

Sheyla Christine Santos Fernandes ______________________________________________

220

Susane Vasconcelos Zanotti ___________________________________________________

221

Simone Maria Huning ______________________________________________________

222

Márcio Manuel Machado Nunes ______________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA – IP
223

José Allyson da Silva ________________________________________________________

224

Maysa Lanne Vieira Damasceno _______________________________________________